A primeira reação da maioria
das pessoas ao saber de um acidente de trabalho é apontar o trabalhador como
descuidado.
Especialistas em assuntos relacionados ao trabalho, no entanto,
refutam a ideia.
Para eles, mesmo que o
funcionário tenha colocado a mão no lugar errado e esquecido de acionar alguma
trava, ainda assim os sistemas de segurança deveriam ter funcionado para
proteger inclusive o mais desatento trabalhador.
Perder a vida enquanto se
corre em busca do sustento não é raro.
A Organização Internacional
do Trabalho (OIT) aponta que 321 mil pessoas no mundo morrem a cada ano em
acidentes de trabalho.
Sempre que ocorre um
acidente, a empresa deve fazer a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). É
obrigação avisar o MTE. Caso contrário, a empresa pode ser multada.
Segundo especialistas, os
acidentes acontecem porque as empresas não têm a segurança como prioridade.
Para ele, a segurança deve ser encarada como investimento, não como gasto. E se
não é prioridade do empregador, também não será do empregado.
Fonte: http://saudesegurancanotrab.forumeiros.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!