sexta-feira, 28 de junho de 2013

27 DE JULHO - DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO

No próximo dia 27 de julho é o dia em que se comemora o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Essa é uma oportunidade para lembrarmos que não basta o Brasil crescer na questão economia, gerar empregos e melhorar a renda do trabalhador, mas também é preciso integrar a segurança do trabalho à geração de emprego e renda.

Para isso deve-se avaliar melhor os riscos e adotar medidas de gestão de empregos, visando a redução desses acidentes que mutilam trabalhadores e oneram os cofres públicos.   

Segundo dados da Previdência Social, apesar de os números apontarem redução dos acidentes do trabalho nos últimos anos, esse número ainda é alto e precisa ser reduzido ainda mais, bem mais. As estatísticas apontam que no ano de 2008 ocorreram 755,9 mil acidentes de trabalho e em 2010 esse número teve queda e totalizou 701,4 mil. Apesar de 2011 ter reduzido os números frente  à 2008, ficou maior que 2010 e teve um total de 711 mil acidentes de trabalho.

Com a criação do FAP – Fator Acidentário Previdenciário, houve uma pequena redução desse número de forma geral. O FAP pode diminuir ou aumentar a alíquota de contribuição previdenciária, que serve para custear despesas com acidentes ou doenças do trabalho.
As empresas precisam reduzir o número de acidentes para então ter redução da alíquota. Caso contrário essa alíquota aumenta.

Apesar de os números apresentarem queda dos acidentes do trabalho, não temos motivo para comemorar no dia 27 próximo, o que temos de sobra é motivo para continuar trabalhando de forma preventiva e melhorar esses números. A segurança do trabalho é responsabilidade de todos (Empregadores, trabalhadores e principalmente dos órgãos públicos, seja Municipal, Estadual ou Federal).

Atualmente o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de países com índice de acidentes trabalhistas, perde apenas para China, Estados Unidos e Rússia.

A previdência estima que a cada três horas de trabalho, há uma morte, e ai então podemos concluir e ter consciência da dimensão do problema.

Mas, afinal, o que está acontecendo? De modo geral, as empresas não estão investindo como deveriam na prevenção de acidentes de trabalho, nem expondo aos seus funcionários a importância da utilização correta dos equipamentos para a saúde. É como diz o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Todavia, a maioria das empresas prefere responder à situação com outro dito popular, que diz: “Depois da casa arrombada é que se coloca tranca”. Sem dúvida, o valor gasto em melhorias no ambiente de trabalho compensa a perda de uma vida ou um funcionário afastado por motivo de doença. Por mais que se indenize ou pague uma pensão, o dinheiro não substituirá, jamais, a pessoa que morreu ou teve sequelas por causa de um acidente.

Um trabalho saudável deve integrar a segurança e a saúde dos colaboradores. O empresário brasileiro deve ter em mente que, sob todos os aspectos, os acidentes de trabalho apresentam fatores extremamente negativos para seu negócio, para o trabalhador acidentado, para os demais colaboradores e para a sociedade, de maneira geral. Todos os acidentes podem ser evitados se as providências forem devidamente adotadas com antecedência, de maneira compromissada e responsável.


Fonte: Cone Sul Assessoria Empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!