terça-feira, 26 de março de 2013

TREINAMENTO INTRODUTÓRIO

Para quem deve ser ministrado o treinamento introdutório?
O treinamento introdutório deve ser ministrado a todos os trabalhadores no ato da admissão para dar as boas-vindas aos novos colaboradores e instruí-los em relação a procedimentos e normas internas.
Deve ser ministrado antes de o trabalhador iniciar qualquer atividade produtiva.
Qual a duração do treinamento introdutório?
Conforme prevê a NR 18 no item 18.28.2, o treinamento deve ter carga horária mínima de 06 horas.
Qual o objetivo do treinamento introdutório?
O treinamento introdutório tem como objetivo principal, integrar o novo colaborador, afim de que o mesmo conheça a missão, visão e valores da empresa. Visa orientar sobre benefícios, horários de trabalho, políticas internas de trabalho, produção e principalmente de segurança no trabalho.
Quais informações devem ser repassadas aos trabalhadores durante treinamento?
O trabalhador precisa estar ciente dos riscos aos quais estará exposto em seu local de trabalho e principalmente os riscos inerentes da função que irá desempenhar.
Precisa receber informações sobre prevenção de acidentes de trabalho, conhecer EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) de uso obrigatório e saber utilizá-los corretamente. Deve ser orientado quanto aos EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva) instalados em seu local de trabalho e que não deve retirá-los, criando dessa forma uma condição insegura.
Precisa ter conhecimento de prevenção e combate a incêndios, primeiros socorros, preservação do meio ambiente, saber onde se encontra o ponto de encontro mais próximo, conhecer as saídas em caso emergencial e ter conhecimento dos procedimentos em caso de emergência.
É obrigatório realizar o treinamento introdutório?
A NR 18 no item 18.28.1 (Treinamento) diz o seguinte:
18.28.1 Todos os empregados devem receber treinamentos admissional e periódico, visando a garantir a execução de suas atividades com segurança.

18.28.2 O treinamento admissional deve ter carga horária mínima de 6 (seis) horas, ser ministrado dentro do horário de trabalho, antes de o trabalhador iniciar suas atividades, constando de:
a) informações sobre as condições e meio ambiente de trabalho;
b) riscos inerentes a sua função;
c) uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual - EPI;
d) informações sobre os Equipamentos de Proteção Coletiva - EPC, existentes.

De acordo com o que vimos e lemos acima, conclui-se que o treinamento mencionado até aqui, é obrigatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário