quinta-feira, 24 de julho de 2014

GRIPE OU RESFRIADO: COMO DIFERENCIAR?

As mudanças bruscas de temperatura, a baixa umidade do ar e, no caso das grandes cidades, o acúmulo de poluição, tornam o organismo bem mais suscetível às gripes e resfriados. Também deixam o clima propício para a manifestação de alergias respiratórias, entre elas asma, bronquite, sinusite e rinite. Confira algumas dicas para combater os sintomas:

Nariz Entupido: Fazer inalação com soro fisiológico, além de lavar as narinas com esse produto, ajuda bastante. Ligar o chuveiro, deixar o banheiro repleto de vapor e respirar esse ar também traz alívio.

Tosse: Pode ser combatida com xaropes (indicação médica) ou com a popular colher de mel com gotas de limão. Tomar muito líquido é bem importante, porque  ajuda a fluidificar as secreções, facilitando sua eliminação.

Dor de Garganta: Pastilhas para alívio local (receitadas por um médico) podem ser um bom caminho e, caso necessário, analgésicos e antiinflamatórios. Ingerir bastante líquidos é um outro cuidado que auxilia.

Os Riscos da Febre: Deve ser tratada a partir de 37,8º C. Banhos mornos ajudam a baixar a temperatura. Se necessário, é possível recorrer aos antitérmicos. A partir de 40º C podem causar convulsões, daí a importância de ficar atenta à evolução da temperatura corporal.

Dor no Corpo: O ideal é fazer repouso, pois o desgaste muscular só piora o quadro. O uso de analgésicos é recomendado.

Alerta: Assim como qualquer outra doença, elas devem ser tratadas com atenção para afastar maiores riscos à saúde, sobretudo a gripe, em casos extremos, ela chega até a matar, pois pode comprometer seriamente os pulmões.


Fonte: Unibem Medicina e Segurança no Trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!