quarta-feira, 4 de setembro de 2013

PERIGOS X RISCOS




Desde o nosso nascimento vivemos cercados de perigos, os quais geram riscos a nossa saúde e segurança.

Mas, quais são as diferenças entre perigos e riscos?

Perigo: Pode ser conceituado como situação com probabilidade de gerar danos a saúde do trabalhador, ao meio ambiente e/ou ao patrimônio.

Risco: Ocorrência que pode ser provocada pela exposição ao perigo.

Exemplos de perigos e seus riscos:

A altura é um perigo, a qual tem com risco a queda.

O fogo também é um perigo e tem com risco a queimadura.

A eletricidade é outro exemplo de perigo e seu risco é o choque elétrico.

Há vários outros perigos que propiciam riscos.

Alguns perigos podem ser eliminados, outros apenas controlados.

Se não podemos eliminar o perigo, então controlamos e isso pode ser feito com medidas preventivas, porém, o fato de um perigo estar controlado não significa que não há riscos.

Exemplo: Se formos a um zoológico, encontraremos vários animais selvagens (leões, Tigres, Ursos...) que estão presos em jaulas, os quais são perigos que estão controlados e que apesar de ser mínimo, mas existe o risco de um deles escapar, ou ate mesmo de alguém se aproximar e ser pego.

O que quero dizer é que não podemos nos descuidar de um perigo, mesmo que este esteja controlado, pois enquanto o mesmo não for extinto estará proporcionando riscos.  

Algumas pessoas têm a percepção de riscos mais apurada e logo os identifica em um primeiro momento, enquanto que outras mais distraídas não o percebem.

Existem também aquelas que identificam os perigos e logo percebem os riscos, porém são negligentes e acabam expondo a si e a terceiros ao perigo como mostra as imagens abaixo.

Uma forma de evitar acidentes no local de trabalho ou em qualquer outro lugar é antes de iniciar uma atividade, olhar em volta e tentar identificar o que pode dar errado, o que pode acontecer que irá gerar uma lesão, ou dano material.

A partir dessa identificação, precisamos pensar em uma forma de não permitir a ocorrência.

Exemplo: Se observo que próximo de mim tem um buraco, logo estou identificando um perigo e que tem como risco a minha queda nesse.

Para evitar o acidente (queda), preciso eliminar esse perigo e na impossibilidade de eliminar, preciso controlá-lo e isso pode ser feito isolando o local, porém mesmo isolado o perigo estará ali à espera de um descuido. E é justamente isso que não posso ter. 



2 comentários:


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!