terça-feira, 2 de setembro de 2014

MPT E FÓRUM LANÇAM CAMPANHA CONTRA AMIANTO EM SANTA CATARINA

O Ministério Público do Trabalho Catarinense e o Fórum Estadual de Saúde e Segurança do Trabalho lançaram o vídeo da Campanha de Banimento do Amianto em Santa Catarina. O Fórum é composto pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (STIG) de Blumenau. O amianto tem efeito cancerígeno e já é proibido em seis estados brasileiros. São eles: PE, SP, RJ, MG, MT e RS. Assim, na data de hoje terça-feira (2/09), os deputados de SC avaliam o Projeto de Lei contra o produto no Estado. A Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas (Conatig) apoia a campanha pelo fim da fabricação, comercialização e uso de produtos que contenham o amianto. Confira o vídeo da Campanha de Banimento do Amianto em Santa Catarina, na TVConatig através do site da entidade de classe. Veja Aqui!
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a exposição ao amianto está relacionada à ocorrência de diversas doenças. Destacam-se as fatais asbestose (conhecida como pulmão de pedra) e mesotelioma (chamado de câncer do amianto). Outras devastadoras é o câncer de pulmão, câncer de laringe, câncer do aparelho digestivo e câncer de ovário. Por isso que mais de 60 países proibiram o uso do produto. “Substitua-o por outros materiais já disponíveis no mercado, sem risco à saúde”, pontua o presidente do STIG de Blumenau, Moacir Effting. Ele é membro do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalho em Santa Catarina.

O STIG de Blumenau participa do Fórum por entender que as questões tratadas neste coletivo, a exemplo do banimento do amianto, devem ser discutidas a nível de Estado, beneficiando os trabalhadores de todas categorias profissionais. Effting é um dos coordenadores do grupo porque coordena o Conselho Intersindical de Saúde e Ambiente de Trabalho em Blumenau. O dirigente agradece o apoio e sensibilidade da Conatig na retransmissão do vídeo da campanha, estendendo ao País inteiro a visualização de informações sobre as mazelas à saúde humana em função do contato com o amianto. Digam não ao amianto! Assina aqui o abaixo assinado contra o amianto em Santa Catarina.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!