No caso de ocorrer algum
sinistro na sua empresa é preciso saber antecipadamente o que precisa ser
feito, para isto temos que ter um Plano de Atendimento a Emergências. Este
plano pode ser elaborado utilizando pelo menos os critérios da Instrução Técnica
16 - Plano de emergência contra incêndio (no google você acha rapidinho), mas
para facilitar pode utilizar alguns tópicos para estruturar o seu PAE.
Abaixo apresento uma
estrutura que pode ser utilizada com breves comentários sobre cada item.
1. Identificação da empresa:
apresentar o local, atividades, entorno, etc;
2. Reconhecimento e
Avaliação dos riscos: descrever todos os locais, máquinas ou atividades com
potencial de risco e avaliar qual potencial para possíveis sinistros;
3. Descrição dos meios de
proteção: descrever todos os meios de proteção e localização (extintores,
hidrantes, chuveiros de emergência, macas, etc);
4. Ações no caso de
Emergências: descrever detalhadamente quem irá realizar e quais serão as ações
no caso de cada sinistro;
5. Implantação do plano de
emergência: apresentar as responsabilidades dos participantes do programa,
descrição dos procedimentos para comunicação com os trabalhadores e visitantes,
planejar o orçamento para o programa e como serão obtidos os recursos para o
plano;
6. Programa de manutenção
das instalações e participantes: apresentar programa de manutenção de todo o sistema
de combate a sinistro, além do planejamento para treinamentos, reciclagem,
simulados, inspeções, etc.
7. Anexos: apresentar
documentos para complementar as atividades, como lista de telefones de
emergência, check-list de inspeções, rota de fuga, etc.
Autor: Mário Sobral Jr –
Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Fonte: Jornal Segurito
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