quinta-feira, 14 de agosto de 2014

ELABORE SEU PLANO DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIA - PAE

No caso de ocorrer algum sinistro na sua empresa é preciso saber antecipadamente o que precisa ser feito, para isto temos que ter um Plano de Atendimento a Emergências. Este plano pode ser elaborado utilizando pelo menos os critérios da Instrução Técnica 16 - Plano de emergência contra incêndio (no google você acha rapidinho), mas para facilitar pode utilizar alguns tópicos para estruturar o seu PAE.

Abaixo apresento uma estrutura que pode ser utilizada com breves comentários sobre cada item.

1. Identificação da empresa: apresentar o local, atividades, entorno, etc;

2. Reconhecimento e Avaliação dos riscos: descrever todos os locais, máquinas ou atividades com potencial de risco e avaliar qual potencial para possíveis sinistros;

3. Descrição dos meios de proteção: descrever todos os meios de proteção e localização (extintores, hidrantes, chuveiros de emergência, macas, etc);

4. Ações no caso de Emergências: descrever detalhadamente quem irá realizar e quais serão as ações no caso de cada sinistro;

5. Implantação do plano de emergência: apresentar as responsabilidades dos participantes do programa, descrição dos procedimentos para comunicação com os trabalhadores e visitantes, planejar o orçamento para o programa e como serão obtidos os recursos para o plano;

6. Programa de manutenção das instalações e participantes: apresentar programa de manutenção de todo o sistema de combate a sinistro, além do planejamento para treinamentos, reciclagem, simulados, inspeções, etc.

7. Anexos: apresentar documentos para complementar as atividades, como lista de telefones de emergência, check-list de inspeções, rota de fuga, etc.

Autor: Mário Sobral Jr – Engenheiro de Segurança do Trabalho.


Fonte: Jornal Segurito

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