segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

MUITO TRABALHO PELA FRENTE

Chegamos ao ano de 2015, com sentimento de ainda termos de fazer muito mais!
Segundo a OIT, no mundo temos cerca de 2.300.000 mortes relacionadas ao trabalho, sendo 2.000.000 mortes por doenças e 300.000 por acidentes.
No Brasil, continuamos com cerca de 700.000 acidentes no trabalho ao ano com aproximadamente 3.000 mortes (dados até 2013).
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, até 2020 a depressão será segunda causa da incapacidade para o trabalho.
Percebemos claramente o “estado de guerra” que está o mundo do trabalho.
Diante desse quadro, percebemos a importância do desenvolvimento da segurança no trabalho, a ser encarada como valor, não só pelas empresas, mas também por toda a sociedade.
Possuímos 35 Normas Regulamentadoras do MTE em vigor (A NR 27 – Registro Profissional foi revogada), e ainda falta muito para que essas normas sejam cumpridas na íntegra.
Algumas normas estão em revisão, como a NR 1 – Disposições Gerais que está sendo totalmente reformulada, além de outras que tiveram revisão em seus anexos, como a NR 15 – Atividades e Operações Insalubres e NR 16 – Atividades e Operações Perigosas, além de outras como a NR 12 - Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos que está no centro de uma polêmica.
Outros eventos estão acontecendo e prometem mudar radicalmente a forma como encaramos a segurança do trabalho, como a implantação do eSocial, que fará uma enorme revolução de como devemos fazer a gestão da segurança na empresa.
É neste cenário em ebulição, que chegamos neste ano de 2015, sendo nosso compromisso nos mantermos atualizados e pôr em prática o que determinam as normas que regulamentam a segurança no trabalho.
Diante de tudo o que foi exposto, concluímos o quão é importante a área prevencionista para a evolução da segurança do trabalho, e que neste ano, possamos mudar esse “cenário de guerra”, que é a questão das doenças e acidentes do trabalho!
O pior naufrágio é não partir - Amyr Klinc
Autor: Alexandre Pinto da Silva - Engenheiro de Segurança do Trabalho


Fonte: Jornal Segurito

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!