A OHSAS 18001 consiste em
uma série de normas britânicas para orientação de formação de um Sistema de
Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais (SSO). É uma ferramenta
que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser
avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho.
OHSAS é uma sigla em inglês
para Occupational Health and Safety Assessment Series, cuja melhor tradução é
Série de Avaliação da Saúde e Segurança no Trabalho. O sistema de gestão
proposto pela OHSAS pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental
e também aos sistemas de qualidade, mas sua funcionalidade independe dos
outros.
A norma OHSAS expõe
requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO onde a
organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os
trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.
O método consiste na elaboração
da política de SSO e de objetivos relacionados ao comportamento que esta
empresa pretende ter com relação à SSO. Esse comportamento será monitorado pela
própria empresa, por meio de planos de ação, indicadores, metas e auditorias.
Os critérios de desempenho e a abrangência são estipulados pela própria
empresa, que deve definir qual o nível de detalhamento e exigência deseja
atingir na gestão de segurança.
As etapas do processo
incluem (não exclusivamente):
1) O desenvolvimento da
política.
2) O planejamento, que
inclui as sub-etapas de: – identificação de perigos; – avaliação dos riscos; –
determinação dos controles; – apontamento dos requisitos legais;
3) Implementação e operação
– definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação
de contas e de autoridades; – definição do quadro de competências, treinamento
e conscientização; – comunicação (disseminação das informações), definição da
participação e consulta aos empregados nas etapas; – definição da documentação
necessária para inspeções e para execução das ações de SSO; – Preparação e
resposta a emergências;
4) Verificação e controle –
monitoramento e medição do desempenho; – avaliação do atendimento a requisitos
legais (e outros); – investigação (incidentes, não-conformidades, ações
preventivas e corretivas); – controle de registros; – auditoria interna;
5) Análise crítica pela
direção
A implantação da OHSAS 18001
retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores
e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção
no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros
sistemas, de fundamental importância.
As organizações mostram sua
preocupação em demonstrar o seu compromisso com a segurança, higiene e saúde no
trabalho. Apresentando uma imagem corporativa, envolvendo colaboradores,
clientes, bem como outras partes interessadas, respeitando a legislação vigente
e desenvolvendo uma cultura organizacional voltada à saúde e à segurança das
pessoas.
Fonte: AcesseMed
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