segunda-feira, 26 de maio de 2014

GESTÃO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO. O QUE É A OHSAS 18.001-2007

A OHSAS 18001 consiste em uma série de normas britânicas para orientação de formação de um Sistema de Gestão e certificação da segurança e saúde ocupacionais (SSO). É uma ferramenta que fornece orientações sobre as quais uma organização pode implantar e ser avaliada, com relação aos procedimentos de saúde e segurança do trabalho.

OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Series, cuja melhor tradução é Série de Avaliação da Saúde e Segurança no Trabalho. O sistema de gestão proposto pela OHSAS pode ser integrado aos sistemas de gerenciamento ambiental e também aos sistemas de qualidade, mas sua funcionalidade independe dos outros.

A norma OHSAS expõe requisitos mínimos para a construção de um sistema de gestão da SSO onde a organização deve estudar os perigos e riscos do trabalho aos quais os trabalhadores (próprios ou terceirizados) podem estar expostos.

O método consiste na elaboração da política de SSO e de objetivos relacionados ao comportamento que esta empresa pretende ter com relação à SSO. Esse comportamento será monitorado pela própria empresa, por meio de planos de ação, indicadores, metas e auditorias. Os critérios de desempenho e a abrangência são estipulados pela própria empresa, que deve definir qual o nível de detalhamento e exigência deseja atingir na gestão de segurança.

As etapas do processo incluem (não exclusivamente):

1) O desenvolvimento da política.

2) O planejamento, que inclui as sub-etapas de: – identificação de perigos; – avaliação dos riscos; – determinação dos controles; – apontamento dos requisitos legais;

3) Implementação e operação – definição dos recursos, atribuições das funções, responsabilidades, prestação de contas e de autoridades; – definição do quadro de competências, treinamento e conscientização; – comunicação (disseminação das informações), definição da participação e consulta aos empregados nas etapas; – definição da documentação necessária para inspeções e para execução das ações de SSO; – Preparação e resposta a emergências;

4) Verificação e controle – monitoramento e medição do desempenho; – avaliação do atendimento a requisitos legais (e outros); – investigação (incidentes, não-conformidades, ações preventivas e corretivas); – controle de registros; – auditoria interna;

5) Análise crítica pela direção

A implantação da OHSAS 18001 retrata a preocupação da empresa com a integridade física de seus colaboradores e parceiros. O envolvimento e participação dos funcionários e da alta direção no processo de implantação desse sistema de qualidade é, assim como outros sistemas, de fundamental importância.

As organizações mostram sua preocupação em demonstrar o seu compromisso com a segurança, higiene e saúde no trabalho. Apresentando uma imagem corporativa, envolvendo colaboradores, clientes, bem como outras partes interessadas, respeitando a legislação vigente e desenvolvendo uma cultura organizacional voltada à saúde e à segurança das pessoas.


Fonte: AcesseMed

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