A
sigla DDS significa Diálogo Diário de Segurança. Trata-se de um método usado na
prevenção de acidentes e impactos ambientais, garantindo aos trabalhadores
informações atualizadas sobre os riscos da atividade e as medidas de controle
que devem ser adotadas, entre outros temas de segurança no trabalho. Com a
evolução das empresas, algumas também utilizam a expressão DDQSMS, ou seja, Diálogo
Diário de Qualidade Segurança, Meio Ambiente e Saúde.
É
um diálogo destinado a despertar no colaborador a conscientização envolvendo
suas atividades diárias. Conscientização aqui pode ser definida como a
preocupação constante com segurança do trabalho, saúde, meio ambiente e
qualidade.
O
DDS é uma das ferramentas de segurança do trabalho muito utilizada nas empresas
atualmente, bastante antiga e que já foi chamada de minuto da segurança, mas
que continua muito atual.
Na
década de 90 o DDS surgiu como uma ferramenta poderosa na prevenção de
acidentes e à medida que as empresas foram evoluindo, foram introduzindo novos
temas, ampliando os assuntos a serem tratados no diálogo diário. Com isso,
novas siglas foram criadas, tais como: DDHS – Diálogo Diário de Higiene e
Segurança; DDHSMA – Diálogo Diário de Higiene, Segurança e Meio Ambiente; DHSMQ
– Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade, DDSQMS –
Diálogo Diário de Saúde, Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, etc.
Como
podemos ver, a diversidade de assuntos passou de, apenas Segurança do Trabalho,
para: Segurança do Trabalho, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade.
Isso
se deve ao fato de que as empresas vislumbraram nessa ferramenta a oportunidade
de fazer com que os colaboradores passassem a discutir em seus dia-a-dia assuntos
que envolvem o interesse de todos.
Onde aplicar o DDS?
O
DDS pode ser realizado em uma sala de reunião ou mesmo no próprio local de
trabalho (o que é mais comum, por ser um diálogo rápido).
Qual
a Duração?
O
DDS não deve ultrapassar 15 minutos, porém a recomendação é de 5 minutos.
Quem
deve Aplicar?
O
responsável pela aplicação do DDS pode ser o engenheiro, o técnico de segurança
ou mesmo o supervisor do trabalho. Ele também pode escolher alguém do grupo
para apresentar o tema escolhido, como um cipeiro, por exemplo.
Definição
do (os) tema (s).
Os
temas devem ter ligação com o tipo de atividade executada pelo grupo/
organização.
É
possível fazer uma lista de temas para o ano todo. Também é possível abordar
temas sugeridos pelos próprios colaboradores, ou temas que surgem de acordo com
a necessidade da organização.
Recomendações:
Todos
devem assinar um formulário registrando a participação no DDS que posteriormente
será armazenado;
O
DDS não é uma reunião, portanto não se deve abrir para discussão em torno do
tema apresentado ou você acabará perdendo o controle;
Não
deixe que assuntos paralelos desviem a atenção do tema escolhido;
O
Serviço de segurança deve auditar (registrar em formulário próprio) os DDSs
para saber se estão sendo realizados a contento.
Por; Patrícia Milla Gouvêa
Fonte: Revista Norminha
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