Uma pesquisa feita pela Sociedade Americana
de Engenheiros de Segurança (ASSE) no último ano nos traz números interessantes
para refletirmos. A pesquisa, embora muito relevante, foi feita de maneira
simples, apenas com duas perguntas:
A primeira pergunta questionou os
profissionais da área de segurança se eles achavam que o desempenho de sua área
afetava o desempenho financeiro da empresa. A resposta? 86% dos entrevistados
disseram que sim. A segunda pergunta também trouxe outro dado revelador, pois,
questionou os profissionais se eles tinham todas as ferramentas que
consideravam necessárias para educar seus trabalhadores sobre o tema segurança.
A resposta? 55% dos entrevistados concordaram que sim.
Então fica a pergunta? Se eu tenho todas as
ferramentas e é claro que a segurança impacta o resultado financeiro por que ainda enfrentamos problemas no aculturamento dos
trabalhadores?
A resposta pode vir de um famoso guru da área de
negócios, Dale Carnegie, que em um dos seus livros mais vendidos justamente
tratou sobre o tema "Como influenciar pessoas", pois, é uma tarefa
desafiadora para os líderes de todas as áreas e hierarquias.
Para criar uma cultura de segurança sólida, não basta
apenas ter as ferramentas e procedimentos corretos e saber como aplicá-los, é
necessário também que os líderes de segurança consigam a conscientização dos
seus trabalhadores, e aqui entra fortemente o papel da influência que o líder
tem sobre sua equipe.
Abaixo trazemos alguns dos conceitos do famoso livro do
autor Dale Car-negie podem ajudá-lo nesta influência e conscientização no
dia-a-dia de trabalho.
Se quer tirar o mel, não espante a colméia.
Isto significa: não criticar, condenar ou se queixar de uma pessoa quando
cometer alguma falha segurança. Para que ela aprenda de maneira eficaz precisa
compreender a importância do procedimento e/ou equipamento. Críticas devem ser
construtivas, pois, as negativas tendem a não ser bem recebidas e podem acabar
induzindo à reincidência do mau comportamento; Seja um bom ouvinte. Compreenda
o porquê da resistência dos trabalhadores em seguirem um determinado procedimento
ou de usar um determinado equipamento de proteção. Compreendendo suas razões
você pode chegar a diversas soluções como adaptações ou trocas necessárias que
pode inclusive afetar a mais pessoas;
Use apelos nobres.
Quando falamos de segurança no trabalho isto é fácil,
pois, a área por si só já existe por um motivo muito nobre que é proteger e zelar
pela integridade e vida dos trabalhadores.
Demonstre aos trabalhadores que a necessidade existe não
por chatice, mas sim por um motivo muito maior que é sua vida e saúde; Comece
por um elogio ou apreciação sincera. Se você deve apontar um erro, uma boa
forma de começar a conversa é elogiando as atitudes positivas que ele já teve e
desenvolver o assunto até o ponto onde ele precisa melhorar para ser tão bom
quanto naquilo que foi elogiado no início da conversa.
Quer conferir os dados da pesquisa da ASSE na
íntegra e saber mais sobre o assunto?
Fonte: Revista Norminha
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