Podemos definir doenças
ocupacionais como variações que ocorrem na saúde do trabalhador, causadas por
fatores relacionados ao trabalho. Muitas vezes essas doenças se manifestam
devido à exposição inadequada a agentes químicos, radioativos e/ou às más condições
oferecidas no ambiente laboral.
Os acidentes de trabalho
podem ser considerados como imprevistos provocados por situações adversas nos
locais destinados à execução das tarefas diárias. Esses acidentes englobam
queimaduras, quedas, cortes e outros males que podem afetar membros e,
consequentemente, a saúde do trabalhador.
Com o objetivo de se
manterem sempre seguros e distantes de qualquer doença ocupacional ou acidente
de trabalho, todos precisam ficar atentos aos riscos e aos cuidados com a
saúde, levando em consideração a infraestrutura do ambiente laboral. Para isso,
é fundamental que todo empregador conheça bem as implicações e as exigências
legais pertinentes, visando oferecer à sua equipe de profissionais a proteção
adequada para evitar a ocorrência de doenças e de possíveis acidentes.
Confira algumas importantes
dicas a serem utilizadas nas organizações, com o objetivo de evitar doenças
ocupacionais e acidentes de trabalho.
Todo empregador deve se
preocupar em:
1) Utilizar os canais de
comunicação interna, visando conscientizar e alertar seus colaboradores quanto
aos riscos e às ações de prevenção, para evitar doenças ocupacionais e
acidentes no ambiente de trabalho.
2) Promover as palestras e
os treinamentos específicos, ministrados por profissionais capacitados, que
abordem temas relacionados às regras de proteção, à saúde e às boas condutas no
ambiente laboral.
3) Estimular a prática
diária de exercícios específicos para evitar, por exemplo, lesões corporais por
movimentos repetitivos. Para que essas práticas sejam sempre eficientes é
fundamental contar com a orientação de profissionais capacitados e
especialistas em ergonomia.
4) Oferecer aos
trabalhadores mobiliários adequados no ambiente de trabalho para uma correta
acomodação ergonômica.
5) Manter os trabalhadores
sempre informados sobre os resultados obtidos a partir das avaliações
realizadas no ambiente laboral.
6) Adotar programação de
descanso entre as ocupações do dia e não delegar tarefas em que os
colaboradores sejam submetidos a uma mesma atividade em tempo integral.
7) Orientar os funcionários
a procurarem orientação médica em casos de manifestação de sintomas como:
cansaço muscular nos braços ou nas pernas, dores, dormências, inchaços e outras
alterações na saúde.
8) Informar aos
trabalhadores os resultados dos exames médicos e dos exames complementares
realizados, com o intuito de conscientizá-los sobre os diagnósticos obtidos e
os cuidados com a saúde.
9) Divulgar e treinar os
trabalhadores, quanto aos procedimentos corretos e imediatos que devem ser
adotados em caso de acidentes.
10) Cumprir com todas as
normas regulamentadoras (NRs) que determinam os fatores de prevenção no
ambiente laboral, visando atender as exigências legais da engenharia de
segurança e da medicina do trabalho.
Todas as ações de prevenção
devem ser adotadas pelas organizações e pelos próprios trabalhadores, visando
eliminar as condições inseguras no ambiente laboral, mas é importante reforçar
que essas mesmas ações devem sempre ser orientadas por profissionais capacitados
a oferecer serviços em engenharia de segurança e em medicina do trabalho.
Fonte: http://www.ocupacional.com.br
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