quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SIMULADOS





Quando estamos estudando para um concurso é comum realizarmos simulados para que seja possível avaliarmos o nosso conhecimento sobre o assunto ao mesmo tempo em que vamos adaptando a situação similar a ser enfrentada.
Em uma empresa, a brigada deve realizar vários simulados com o mesmo intuito, ou seja, estar preparada para situações adversas. Alguns dos principais simulados que devemos realizar são os seguintes: a) Evacuação de fábrica: neste exercício devemos verificar as dificuldades em relação ao deslocamento de todos os colaboradores da
empresa até um determinado ponto de encontro. Para isso devemos atentar para o tempo de deslocamento, verificar quais colaboradores precisam de ajuda neste deslocamento, seja por dificuldade física ou por elevado nervosismo (caso o simulado tenha sido realizado com os colaboradores acreditando que esteja ocorrendo um sinistro), inspeção geral da fábrica para identificar postos em que o alarme não seja escutado de forma clara, etc.

b) Primeiros socorros: peça para um voluntário desmaiar no meio do processo e acompanhe as ações dos brigadistas. Pontos a observar: se foi realizada a avaliação inicial de batimento cardíaco e respiração, se houve a comunicação da ocorrência para o ambulatório da empresa, observar se o transporte do “acidentado” para a maca e posteriormente para o ambulatório foi adequado, tempo da realização de todo o exercício, etc.

c) Derramamento ou vazamento: em empresas com produtos químicos é necessário que a brigada saiba o que fazer no caso, por exemplo, do derramamento de um tambor com solvente. Devemos observar se houve o isolamento da área, como foi realizada a contenção do produto químico, para isso devemos ter disponível de acordo com o produto materiais para esta retenção, como por exemplo areia, vermiculita, cordões absorventes, etc. Devemos verificar também se o material para manuseio como pá, vassoura, luva, dentre outros, estava disponível.

d) Combate a incêndio: para que o brigadista saiba como atuar em um sinistro com fogo é preciso que haja prática (Treinamentos) no uso de extintores e hidrantes. Outros simulados devem ser realizados de acordo com os riscos de cada empresa. Além da ação dos brigadistas, os simulados servem para avaliar se os materiais estão adequados ao uso e não estão obstruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!