segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional e Medicina do Trabalho


SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho (ou também denominado segurança laboral) é um conjunto de ciências e tecnologia que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. A Segurança do Trabalho se dedica à prevenção dos acidentes, ou seja, à antecipação, reconhecimento, análise e controle dos perigos operacionais, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
No Brasil, a segurança e saúde ocupacional são regulamentadas na forma do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). Este serviço está previsto na legislação trabalhista brasileira e regulamentado em uma portaria do Ministério do Trabalho, por intermédio da Norma regulamentadora nº 4 (NR-4).

HIGIENE OCUPACIONAL
A Higiene Ocupacional se dedica à prevenção das doenças ocupacionais, ou seja, à antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos perigos ambientais, os quais podem causar enfermidades, prejuízos à saúde e bem-estar, ou significante desconforto e ineficiência entre os trabalhadores. Ela atua com foco no ambiente de trabalho.
Uma das atividades da higiene do trabalho é a análise ergonômica do ambiente de trabalho, não apenas para identificar fatores que possam prejudicar a saúde do trabalhador e no pagamento de adicional de insalubridade/periculosidade, mas para eliminação ou controlar esses riscos, e para a redução do absenteísmo. A capacidade analítica desenvolvida nesse esforço permite ir além, na forma de identificação e proposição de mudanças no ambiente e organização do trabalho que resultem também no aumento da produtividade, e da motivação e satisfação do trabalhador.O objetivo principal da higiene ocupacional é reduzir a exposição de médio e longo prazo, visto que, nem sempre é possível eliminar totalmente o risco do ambiente de trabalho.

MEDICINA DO TRABALHO

Muitas pessoas se perguntam para que serve a medicina do trabalho. De fato muitos não entendem o porque se faz necessário a existência de um profissional capacitado para trabalhar como médico em uma empresa e avaliar os funcionários da mesma. A medicina do trabalho ou medicina ocupacional visa proteger os funcionários de ficar sem auxílio quanto aos riscos de exercerem suas funções. Pessoas que trabalham em setor em que sua saúde mental ou física podem ser prejudicada precisam passar por um médico do trabalho para que este possa fazer avaliações. O médico do trabalho também observa a situação de saúde de um candidato a emprego antes mesmo de ele entrar para a empresa, sabendo seu estado de saúde para que assim possa admitir ou não esse funcionário, e também para estar a par de sua saúde e em caso de demissão, saber o que essa pessoa tinha antes mesmo de trabalhar para a empresa, sem que ela possa acusar a empresa de ter adquirido alguma doença do trabalho. Os riscos ocupacionais dentro de uma empresa podem ou não existir, mas cabe ao médico do trabalho estar ciente deles para que assim possa tomar alguma providência a respeito, seja em defesa do paciente ou em defesa da empresa para a qual trabalha. É por isso que sempre antes de uma admissão ou demissão os candidatos e funcionários passam pelo médico do trabalho, para garantir a sua saúde. A medicina do trabalho é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!