segunda-feira, 4 de novembro de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO CRIA COMISSÃO DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO


Pernambuco agora tem uma Comissão Permanente de Prevenção a Acidentes de Trabalho (CPPAT). O procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, regulamentou a equipe que vai atuar na melhoria das condições de trabalho, qualidade de vida, saúde e integração das políticas de prevenção no ambiente do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A resolução foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (30-10-2013).

A CPPAT tem por objetivos estudar, sugerir e acompanhar medidas administrativas voltadas aos hábitos de prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho; e promover campanhas internas e o intercâmbio de informações para conscientização da prevenção dos acidentes. A CPPAT atua inspecionando as condições de instalação dos colaboradores, e possíveis ocorrências de acidentes, orientando os servidores e membros do MPPE quanto à prevenção.

A resolução informa que a CPPAT deve participar de seminários e congressos sobre o tema para subsidiar a elaboração das propostas, além de realizar estudos e discussões com os colaboradores para conscientização da importância de medidas que eliminem os fatores de riscos de acidentes, incidentes e doenças. E a cada seis meses, deverão ser elaborados relatórios com suas atividades e medidas de prevenção à saúde e à segurança do trabalho, assim como propor medidas de curto, médio e longo prazo para preveni-los. Ainda devem ser realizadas reuniões mensais para apreciação de assuntos de trabalho, a partir de sugestões dos membros da comissão.

Conceito de acidente de trabalho       

De acordo com a resolução, entende-se como acidente de trabalho toda ocorrência não programada consequente da atividade laboral, que provoque lesão corporal ou morte, perda total ou parcial permanente ou temporária da capacidade laboral.

Fonte: Diário de Pernambuco

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