quinta-feira, 16 de julho de 2015

PARA QUE SERVEM AS LUVAS DE RASPA E AS DE VAQUETA?

As Luvas de Raspa e Luvas de Vaqueta são Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs como são mais conhecidos. Antes de entrarmos em detalhes sobre cada um desses equipamentos é fundamental que tanto empregador, quanto trabalhador, tenham plena consciência da importância desses equipamentos para a segurança do funcionário e para o bom crescimento e sustentabilidade da empresa.

O que dizer das nossas mãos? Que elas são extremamente necessárias para qualquer atividade básica do nosso dia-a-dia, quanto mais em nossos trabalhos, mas isso você já sabe, certo? Então é essencial que em nenhum momento, seja por preguiça, porque é rapidinho ou porque é um custo, o trabalhador deixe de usar essa proteção. Não existe motivo que seja maior que a segurança de um trabalhador.

Não tem como falar sobre EPIs e não reforçar que a proteção e segurança vêm sempre em primeiro lugar.

Luvas de Raspa

A Luva de Raspa, como o próprio nome informa, é feita em raspa de couro curtido ao cromo e portanto são luvas bastante resistentes. Possuem reforços internos, externos e bons acabamentos em sua costura que garantem segurança e proteção às mãos do trabalhador.

São confeccionadas em diversos tamanhos para adequarem-se perfeitamente a diferentes pessoas de modo que possam desempenhar sua função de forma segura e confortável.

A Luva de Raspa, têm a função de proteger as mãos de agentes escoriantes, abrasivos, solda, cortes, perfurações, trabalhos pesados entre outros.

Você pode não saber, mas deveria utilizar essa proteção se você:

Faz carga e descarga de materiais pesados;
Monta estruturas metálicas;
Transporta blocos de concreto, tijolos, cimento e outros;
Trabalha com solda ou materiais quentes que soltem fagulhas;
Faz serviços de funilaria;
Manuseia materiais escoriantes, cortantes ou perfurantes;
Trabalha com agricultura;
Trabalha em metalúrgicas;

Dicas de manutenção e utilização das Luvas de Raspa

Para a melhor durabilidade e manutenção da qualidade das Luvas de Raspa, é recomendado que elas sejam mantidas ao abrigo da luz do sol e em lugares secos, livres de umidade e calor excessivo.

A limpeza e lavagem das luvas devem ser feitas sempre a seco! Não utilize luvas que estejam com seu interior úmido, sujo ou que já estejam danificadas.

 Luvas de Vaqueta

A Luva de Vaqueta é confeccionada em couro bovino curtido ao cromo e, assim como as Luvas de Raspa, são feitas para serem resistentes e duráveis. Elas são especialmente indicadas para atividades de maior complexidade e são bastante confortáveis e anatômicas. Estão disponíveis em diversos modelos.

Luvas ideais para quem:

Faz carga e descarga de materiais em geral;
Trabalha na construção civil;
Trabalha no mercado de eletricidade;
Trabalha na indústria moveleira;
Trabalha na indústria petroquímica;
Faz mineração;
Faz montagem de estruturas metálicas;
Faz trabalhos de manutenção em geral.

Dicas de manutenção e utilização das Luvas de Vaqueta

Assim como as Luvas de Raspa, as Luvas de Vaqueta devem ser armazenadas ao abrigo da luz ultravioleta e em locais secos, livres de umidade ou calor excessivo. Somente devem ser utilizadas se estiverem secas.

Para a manutenção da maciez e resistência do couro é recomendado que se faça, periodicamente, a remoção da sujeira com um pano levemente umedecido e aguarde a secagem naturalmente. Jamais deve-se secar as luvas com uma fonte de calor muito forte pois isso prejudica o couro favorecendo sua perda de elasticidade e flexibilidade.


Fonte: Zanel

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!