A Norma
Regulamentadora 05 – CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no
Trabalho determina que empresas públicas e/ou privadas formem uma comissão com
um propósito importantíssimo que é o de prevenir acidentes no ambiente de
trabalho.
Essa
comissão é formada por representantes do empregador e dos empregados. Sendo por
parte do empregador, funcionários indicados e por parte dos empregados, eleitos
através de uma votação.
Após a
eleição direcionando cada cargo e cada um empossado, fazem um curso base de
vinte horas de duração para qualificar no que tange a prevenção de acidentes no
trabalho.
A função
principal de um cipeiro é a participação ativa no dia a dia na observação e
possíveis acidentes que possam ocorrer.
Esta
comissão é de extrema importância dentro da empresa, o curso ministrado é um
período muito pequeno para tamanha abrangência e importância do assunto. Essa
comissão antes de ser formada vem de funcionários de várias áreas que não
possui conhecimento adequado do assunto. É uma equipe para se trabalhar
constantemente em relação a um assunto que irá tratar de vidas e de preservação
do patrimônio.
Por não
saber o tamanho da responsabilidade, erroneamente muitas pessoas querem a
candidatura somente pelo fato da estabilidade que o cargo oferece. O objetivo
principal fica esquecido. Esse eleito não participa, não opina e não exerce
nada e a prevenção é banalizada.
O
empregador deve investir nessa comissão, fomentando o propósito, investindo em
qualificação dos participantes, cobrando participação e resultados.
Acompanhando as reuniões mensais e principalmente as extraordinárias.
Esses
novos eleitos devem ser trabalhados nesse contexto constantemente, a primeira
instância dessa formação é a conscientização. Cada um se conscientizar,
modificar os hábitos em relação à PREVENÇÃO de acidentes, e não esperar
acontecer para tomar alguma iniciativa.
Infelizmente
não é hábito do brasileiro praticar a prevenção, atitudes só são tomadas quando
acontece algum infortúnio. A prevenção salva vidas, protege a saúde do
trabalhador, conserva o patrimônio da empresa.
A
estabilidade é uma consequência, um benefício que a norma traz até mesmo como
um incentivo para o funcionário ter o desejo de continuar participando desse
tema tão importante e relevante, que é cuidar da saúde e vida de cada um que
está envolvido.
O cipeiro
precisa se enxergar como uma peça fundamental, diferenciada por ter sido
escolhido, primeiro por ser bem quisto na empresa, pela confiança e pela
oportunidade de aprender sobre prevenção de acidentes e ser decisivo em tomadas
de decisão ou por tomar medidas de controle que podem até mudar o curso da
empresa para essa visão prevencionista.
Amigo
cipeiro prevencionista reflita sobre a responsabilidade que está em suas mãos.
Seja um anjo da guarda para o seu próximo, a si e a empresa.
Façam jus
à sigla CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, medite sobre o
propósito e o que você pode fazer para colaborar. Existem vários cipeiros que
nem sabem o que significa a sigla quanto mais o seu propósito.
Seja
diferente e faça mais do que lhe é solicitado e mude o quadro da segurança no
trabalho no Brasil, colabore para que os números alarmantes de acidentes e
fatalidades diminuam e que os trabalhadores possam ter sua vida laboral com
mais qualidade de vida, segurança e convívio pleno com sua família.
Fonte:
DDS Online
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