segunda-feira, 31 de março de 2014

E O TAL DO DR

Os Disjuntores Diferencial Residual (DDR), ou ainda, Dispositivos de Corrente Diferencial Residual são dispositivos que podem ser uma grande ajuda para o setor de segurança do trabalho, podendo evitar até um incêndio na sua empresa.

E como ele faz isso, professor?

O princípio é bem simples, ele monitora se está ocorrendo fuga de corrente verificando se a quantidade de corrente que entra em determinado circuito é a mesma que sai (na verdade é estabelecido um valor aceitável de variação que depende do projeto do DR), caso esta variação seja superior ao especificado como aceitável o dispositivo desarma, desligando o circuito com a fuga de corrente, evitando aquecimento do sistema e consequente incêndio e podendo diminuir as consequências de um choque elétrico. Mas infelizmente, não é todo mundo gosta dele não.

Mas por que professor?

Ele parece ser gente boa e capaz de ajudar a segurança. O problema é que se estiver havendo uma pequena fuga de corrente o DR irá desligar o circuito obrigando ao eletricista detectar a fuga e isto vai dar trabalho, então alguns eletricistas acabam burlando o equipamento que fica apenas de enfeite.

Autor: Mário Sobral Jr – Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Fonte: Jornal Segurito


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!