segunda-feira, 1 de abril de 2013

JUIZ NEGA INDENIZAÇÃO EM ACIDENTE OCORRIDO POR CULPA DE TRABALHADORA



Colaboradora de um frigorifico de aves sofre acidente de trabalho ao lavar as mãos em máquinas de lavar moelas e procura receber indenização por danos materiais, morais e estéticos e teve seu pedido negado pela Justiça do Trabalho.

O juiz entendeu que a reclamante foi culpada pelo ocorrido, devido não ser permitido lavar as mãos na máquina em questão.

O referido frigorifico disponibilizava lavatório apropriado e a trabalhadora havia passado por treinamento.

Nesse caso, o juiz entendeu que a trabalhadora descumpriu Normas internas de segurança e por isso a empresa não tem responsabilidades pela ocorrência.

É importante que empregadores orientem seus colaboradores quanto às normas e procedimentos de segurança, visando evitar acidentes de trabalho.

Essas orientações devem ocorrer a partir da contratação, onde o trabalhador passa por integração e nesse processo é informado sobre riscos que está exposto no ambiente e no desempenho de suas atividades.

Deve ser claramente informado das normas internas e dos procedimentos de segurança para execução de atividades, os quais o mesmo tem total obrigação de cumprir, podendo ser punido em caso de descumprimento.

Esses treinamentos, seja introdutório ou não, devem ser registrados em lista de presença e coletados assinatura de todos os trabalhadores participantes. 

Pode também ser tirado fotos dos treinamentos e juntamente com listas de presença devidamente assinada por trabalhadores, servem como provas em possíveis pedidos de indenizações.

Já os trabalhadores tem obrigação de cumprir rigorosamente com normas e procedimentos da contratante, garantindo a própria, segurança.

O descumprimento por parte dos trabalhadores de normas de segurança impostas pelo empregador pode gerar advertências verbais, escrita, suspensões e até demissões por justa causa, ou até mesmo a perda de uma indenização por um dano causado por acidente se for comprovado que seu comportamento colaborou para o ocorrer acidente.

Leia a matéria sobre o caso na integra. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!