sexta-feira, 5 de abril de 2013

DESVIO DE FUNÇÃO RESULTA NA MORTE DE TRABALHADOR E EMPRESA É CONDENADA A PAGAR R$ 200 MIL.




O que é desvio de função?

O desvio de função ocorre quando um trabalhador é contratado para determinada atividade (função) e executa outra totalmente diferente.

Exemplo: Empregado contratado para executar atividades de mecânica e por ordem de seu superior ou por conta própria executa atividades de elétrica.

Na contratação de qualquer trabalhador para qualquer função, a empresa deve realizar treinamento introdutório (Integração) e elaborar O.S (Ordem de Serviço), a qual deve constar atividades as quais o trabalhador irá realizar riscos desta (s) atividade (s), EPI’s que devem ser usados, orientações de segurança, etc.

O trabalhador deve claramente orientado de que não deve realizar qualquer outra atividade para qual não está habilitado e que sofrerá punições caso descumpra procedimentos e normas de segurança. 

Em alguns casos, a empresa contrata trabalhador para certa atividade e o coloca fazer outras para as quais o mesmo não está habilitado.

Algumas empresas fazem isso para reduzir custos, mas quando ocorre um acidente de trabalho com trabalhador em desvio de função, tudo o que foi economizado em anos de trabalho pode ser gastos com indenizações, honorários de advogados, entre outros.

Uma empresa de transporte coletivo teve que indenizar a esposa de um manobrista que foi desviado para função de motorista e que sofreu acidente fatal durante percurso.

Assista o vídeo abaixo sobre condenação da mencionada empresa!




Veja matéria na integra. Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!