Na sua empresa existem
procedimentos? Mas eles são seguidos?
Muita gente acredita que
fazer procedimento é pura burocracia, não adianta de nada e ainda gera um monte
de papel. É bem verdade que esta é uma situação
bem frequente, mas não
podemos descartar a importância de um procedimento, além do mais não necessariamente
precisa estar escrito o que é preciso fazer para que os trabalhadores acreditem
que executar da forma orientada vai lhe trazer algum benefício ou vai lhe
evitar algum prejuízo.
Quer ver um exemplo que eu
sigo desde criança ? Não posso ver uma sandália virada que eu a desviro. Não
sei se todo mundo conhece esta superstição, segundo a lenda, se a sua sandália
ficar virada a sua mãe pode morrer. Talvez, se fosse um primo distante eu até não
desvirasse as sandálias , mas com mãe não se brinca.
Racionalmente sei que é um
procedimento ridículo, mas eu sigo automaticamente, pois inconscientemente está
relacionado com um prejuízo, ainda que por um motivo absurdo.
Então precisamos conseguir
estabelecer uma lógica para os nossos procedimentos que convença o trabalhador
da necessidade de segui-lo. Uma das melhores formas de conseguir esta adesão é
fazer com que os trabalhadores participem da elaboração do procedimento. Desta
forma eles naturalmente irão acreditar na utilidade.
Além disso é importante
explicar que o principal objetivo de um procedimento é a padronização das ações
e para conseguir esta uniformidade todo mundo tem que saber o que fazer para
alcançar um processo com pouca variabilidade nos resultados.
Autor: Mário Sobral Júnior –
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Fonte: Jornal Segurito
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