O ministro do Trabalho e
Emprego, Manoel Dias, inaugurou na quinta-feira (30), em Brasília, a Central de
Atendimento do MTE, Alô Trabalho, que tem como objetivo expandir a capacidade
de atendimento do órgão funcionando como um moderno canal de comunicação
eletrônico e humano, direto, entre o MTE e o cidadão, em âmbito nacional.
"A Central é uma das ações mais efetivas do Órgão no sentido de modernizar
seus serviços e facilitar a vida dos trabalhadores e empregadores, uma vez que
vai garantir mais comodidade e economia na busca de informações sobre os
serviços prestados", ressaltou.
Para o ministro, a partir da
inauguração da Central, trabalhadores e
empregadores poderão, de qualquer lugar do país, obter informações sobre
Seguro-Desemprego, Abono Salarial, Carteira de Trabalho, legislação trabalhistas
e etc., sem os custos de locomoção até uma unidade da rede de atendimento.
“É nossa obrigação prestar
um serviço público de qualidade, e essa é uma ação de fundamental importância
para alcançarmos esse objetivo”, avaliou o ministro complementando que a
inauguração da ferramenta é “uma questão de respeito para com os usuários dos
serviços da instituição”.
O serviço - A Central Alô
Trabalho será acessada pelo número 158 e a chamada poderá ser feita, de forma
gratuita, de qualquer telefone fixo público ou privado. Há também a
possibilidade de acesso via telefonia móvel. Nesse caso, no entanto, os custos
são por conta do usuário.
O atendimento eletrônico
será feito por meio de informações pré-gravadas onde o usuário, utilizando-se
de menus (árvore de voz), escolherá a opção desejada. Esse atendimento
funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso o usuário não encontre
sua informação no atendimento eletrônico, terá a opção de falar com um
atendente. O atendimento humano funcionará de segunda a sexta-feira no horário
entre 7h e 19h.
A Central prestará
informações sobre os serviços e programas do MTE, como por exemplo: legislação
trabalhista, declaração Caged, RAIS, Seguro-desemprego, Abono Salarial,
Carteira de Trabalho e etc. A expectativa é que sejam atendidos, em média,
26.700 usuários/dia no atendimento telefônico/humano, totalizando uma média de
587.400 usuários/mês.
Composta por estrutura que
combinará telefonia e informática a Central foi planejada para ter 157 Posições
de Atendimento (PAs) operando de forma simultânea, sendo que cada PA funcionará
ininterruptamente por 12 horas diárias. Além do atendimento telefônico o Alô
Trabalho contará ainda com equipe de multimeios para responder as mensagens
enviadas pelo Fale Conosco http://portal.mte.gov.br/faleconosco/ e com pessoal
de suporte responsável pelo gerenciamento e monitoramento do serviço, de forma
que o atendimento atinja o nível de excelência de qualidade pretendido.
Com a inauguração da
ferramenta o usuário terá mais conforto quando da solicitação e agilidade na
obtenção da informação e ainda economizará tempo e dinheiro uma vez que não
terá que enfrentar deslocamentos desnecessários nem filas ao buscar dados a
respeito dos programas e serviços oferecidos pelo órgão.
Há ainda a previsão de
implementação da Consulta Automatizada a Benefícios, onde o usuário poderá
consultar a liberação do seguro-desemprego e abono salarial, sem a necessidade
de falar com um atendente. A partir da interação direta com a Unidade de
Resposta Audível (URA) o usuário ouvirá instruções, fornecerá os dados e
receberá de forma vocalizada e a informação disponível em um banco de dados.
Assessoria de Imprensa/MTE
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