sexta-feira, 19 de julho de 2013

MAIS UMA VIDA É CEIFADA NO AMBIENTE DE TRABALHO.

No dia de ontem (18-07), por volta da 17 horas o servente de obra Edson Luiz de Oliveira, limpava a betoneira e encerrava mais um dia de trabalho na construção onde trabalhava na Rua 260 bairro Meia Praia em Itapema SC, quando sofreu descarga elétrica no equipamento e veio a falecer.


Apesar de não aparentar, a betoneira assim como outras máquinas e equipamentos apresentam riscos de acidente, inclusive acidente fatal, como o relatado acima.

A NR 12 (Norma Regulamentadora nº12) regulamenta a segurança na operação de máquinas e equipamentos e determina medidas de prevenção, as quais muitas vezes não são cumpridas por empregadores e trabalhadores, devida a falta de conscientização.

Uma das recomendações da NR 12 no item 12.3.5. é que todas  as máquinas e os equipamentos que utilizarem ou gerarem energia elétrica devem ser aterrados eletricamente, conforme previsto na NR 10, devido o risco de choque elétrico.

Além do risco de choque elétrico, o trabalho com betoneiras apresentam ainda outros riscos como:

Ø  Descargas elétricas;
Ø  Agarramento por partes móveis;
Ø  Tombamento, batidas e atropelamentos devido à movimentação da máquina;
Ø  Queda repentina da caçamba carregadora;
Ø  Inalação de produtos químicos;
Ø  Ruído excessivo.  
Ø   
 Segue abaixo algumas recomendações preventivas:
Segundo a NR 12 (Norma Regulamentadora nº12), a qual trata de Máquinas e Equipamentos, a Betoneira só poderá ser operada por profissional qualificado e autorizado pela empresa.

Em obra o operador deve receber treinamento específico, ministrado por profissional legalmente habilitado em matéria de segurança e medicina do trabalho.

Esse treinamento deve contemplar os itens: composição do equipamento, rotina de inspeção, utilização dos equipamentos de proteção, identificação dos riscos e medidas de proteção.

O treinamento realizado deve ser devidamente registrado e assinado pelo trabalhador participante, a fim de comprovar participação em treinamento.

A betoneira precisa estar obrigatoriamente aterrada. O cuidado deve ser redobrado devido o fato de o local de trabalho estar constantemente molhado. 

Mantenha a organização do local, evitando acidentes.

A operação só deve ser realizada em local sólido e plano, que seja capaz de suportar o peso do equipamento e a carga, evitando que a betoneira tombe.

Não mova a betoneira quando estiver carregada ou em uso.

Antes de ligar, verifique as condições da máquina. Observe o estado dos cabos, alavanca e acessórios e os dispositivos de segurança.

Nunca introduza o membro superior (braço) ou qualquer outro objeto com a betoneira em movimento.

Se for preciso realizar algum tipo de manutenção elétrica no equipamento, este deve ser realizado por o eletricista.

Monitore sempre as lonas de freio e fricção, trocando-as regularmente.

Utilize os EPI indicados para esse tipo de operação (capacete de segurança, óculos de segurança, luvas, protetor auricular, botas de borracha e máscara).

Utilize luvas sempre que manusear cimento, cal ou outro produto químico qualquer.

As betoneiras devem ter botões de acionamento (liga /desliga), e este deve estar devidamente protegido contra acionamento acidental.

As partes móveis da betoneira precisam estar protegidas por anteparos fixos e resistentes.

A Betoneira deve ser instalada em local coberto, iluminado e seguro.

O local de uso da Betoneira deve ser sinalizado com placas de segurança.

Deve ser proibida a circulação de trabalhadores alheios à atividade com a betoneira.

Apesar de aparentar ser difícil e caro cumprir essas recomendações, nem se compara as dificuldades enfrentadas e custos gerados por um acidente.

Acesse a NR 12 aqui!




2 comentários:


Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!