Todos os empregados têm suas tarefas para fazer. Os 5 S -
senso de utilização, ordenação, limpeza, asseio e disciplina - fazem parte de
nossas obrigações.
Mas o que é isto afinal? “Arrumação, limpeza, ordenação,
asseio e disciplina” significa manter as coisas arrumadas e ordenadas, o chão
limpo, sem papel, óleo derramado, graxas nas paredes e assim por diante.
É aquele empilhamento de material corretamente, máquinas de
pequeno porte guardados nos seus devidos lugares, chaves e ferramentas
acomodadas nos lugares certos e limpos.
A boa arrumação significa ter livre acesso quando uma
emergência ocorre aos equipamentos primeiros socorros e de combate a incêndio.
Significa muitas coisas, mas a definição mais curta é: “UM LUGAR APROPRIADO
PARA CADA COISA E CADA COISA NO SEU DEVIDO LUGAR”.
Todos os empregados podem ajudar no esforço de arrumação,
fazendo o seguinte:
Manter pisos,
corredores e áreas de trabalho razoavelmente livre de itens desnecessários,
delimitando os locais com faixas, inclusive corredores;
Confinar
resíduos em locais apropriados;
Guardar todos
os equipamentos de proteção individual em locais adequados.
Nada indica mais uma área desorganizada, desarrumada e suja
do que os copos de papel, restos de lanches espalhados pelo chão, sobre a mesa,
em bancadas de trabalho, em passarelas e assim por diante.
O bom resultado da “arrumação, ordenação, limpeza, asseio e
disciplina” não é obtido por mutirões de limpeza. Ela é resultado de um esforço
diário. Se cada empregado arrumasse pelo menos uma coisa todos os dias, os
resultados seriam surpreendentes. A hora de fazer a limpeza é toda hora.
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