SIPAT é o nome dado a uma semana de atividades
voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Segundo a legislação referente a SIPAT a portaria Nº 3.214, NR 5, item 5.16
letra “O”, a empresa deve promover anualmente um conjunto de serviço
especializado em segurança e medicina no trabalho, onde houver a semana interna
de prevenção de acidentes do trabalho SIPAT.
Independentemente do número de funcionários e do tamanho da empresa a SIPAT é
obrigatória e o objetivo é buscar através de:
·
Palestras;
·
Workshops;
·
Gincanas,
·
Teatro;
·
Atividades motivacionais;
·
Sorteios de brindes e cartilhas educadoras;
·
Conscientizar a todos sobre a importância da
prevenção de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
Esses eventos têm também a ideia de o próprio
funcionário ser um vigilante do seu trabalho do dia a dia e dos seus colegas
para que todos possam evitar problemas dos mais diversos.
Se sua empresa ainda não promove a SIPAT anualmente, procure pesquisar mais a
respeito e veja o quanto é importante um evento dessa categoria que tem como
objetivo principal a conscientização de todos para que possam trabalhar num
ambiente mais seguro e de mais harmonia entre seus membros.
Através da SIPAT a empresa pode resolver muitos
problemas de uma vez só, basta convidar pessoas especializadas para darem suas
contribuições como: bombeiros, eletricistas, psicólogos, palestrantes
motivacionais e técnicos, entre outros profissionais que contribuirão para que
sua empresa tenha uma prevenção melhor em relação aos acidentes, bem como,
promover um ambiente mais harmonioso de se trabalhar.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário ou dúvida, que entraremos em contato!